Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 17h de sábado (6); Detran-DF ficará responsável pelas ações de trânsito nas vias S2, S3 e adjacências
Em razão do Desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado neste domingo (7), em Brasília, o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios será bloqueado às 17h de sábado (6), momento em que o Departamento de Trânsito do Distrito Federal dará início ao controle do tráfego de veículos nas vias S2, S3 e adjacências, até o término do desfile no domingo (7) e a total evacuação do público. Durante todo o domingo, os agentes de trânsito do Departamento auxiliarão nas travessias de pedestres, garantindo a segurança dos participantes do desfile. Além de impedir o acesso de veículos e pedestres não autorizados à área do desfile pela via S2, coibir o estacionamento em locais proibidos ou que prejudiquem a fluidez nas vias e a segurança nas proximidades do evento.
Para isso, farão patrulhamento nas vias S2, S3 e adjacências e posicionarão viatura guincho e empilhadeira na Cidade da Segurança, que será montada no Complexo do República, e em outros pontos estratégicos, com equipe pronta a atender em necessidades de remoções de veículos.
Preparação
“Estamos empenhados nessa tarefa de promover um evento tão organizado quanto seguro do ponto de vista viário. O trabalho de nossos agentes na preparação para o desfile já começou com um planejamento bem específico e dirigido a garantir segurança de condutores e pedestres sem comprometer a fluidez do tráfego na região central de Brasília. E, a partir de quinta-feira, começaremos as ações de sinalização e orientação aos que transitam pela região”, explica o diretor-geral do Detran, Marcu Bellini.
Das 5h às 16h de domingo, serão instalados três Pontos de Controle de Trânsito (PCTRANs) na via S2: o primeiro fará o fechamento do acesso ao túnel da Cúria da Catedral; o segundo, na altura do anexo IV da Câmara dos Deputados, para impedir o acesso de pessoas e veículos ao túnel do Itamaraty e desviar para a S3 os veículos que estiverem no sentido L4 sul; e o terceiro, no acesso ao SESI Lab, para permitir o estacionamento somente de táxis e viaturas.
Vale destacar que as operações de trânsito nas vias S1, N1, N2 e adjacências ficarão a cargo da Polícia Militar do Distrito Federal.
*Com informações do Detran-DF