Complexo Oncológico do Estado de Goiás realiza mais de 240 cirurgias oncológicas


 Primeiro hospital estadual dedicado ao tratamento de câncer infantojuvenil pelo SUS oferece atendimento de alta complexidade sem que famílias precisem sair de Goiás.

O Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) já se consolidou como uma esperança para centenas de famílias goianas. Desde junho, quando recebeu os primeiros pacientes, o hospital registrou mais de 3,2 mil atendimentos, incluindo 252 internações, 249 cirurgias, 213 sessões de quimioterapia e 2.530 consultas.

Com um investimento de R$ 255 milhões do Governo de Goiás, o Cora oferece tratamento especializado de alta complexidade, evitando que os pacientes precisem se deslocar para outros estados.

“O Cora já é uma realidade para o estado. Antes, muitas famílias precisavam ir para o Hospital de Amor, em Barretos (SP), para garantir tratamento oncológico especializado. Hoje os pacientes são tratados aqui no Cora”, explica o diretor-geral do complexo, Rafael Mendonça.

Histórias que inspiram

A experiência da família de Rômulo, de 2 anos, ilustra a transformação proporcionada pelo Cora. Moradores de Paranaiguara, na divisa com Minas Gerais, os pais do menino, diagnosticado com leucemia, acompanharam três sessões de quimioterapia no hospital.

“Quando a gente veio para cá, nem imaginava que era esse diagnóstico, mas quando nos trouxeram vimos a estrutura, e ficamos até aliviados, porque todo mundo falava que tinha que ir para Barretos”, relata o pai, Paulo César Franco Junior.

“Quando conseguimos uma vaga aqui em Goiás mesmo, foi muito importante, algo que nos tranquilizou bastante”, acrescenta.

Outra família que aprovou o atendimento foi a de Pedro Henrique, de 6 anos, acompanhado pela mãe, Sandra Carolina Mendes. “O atendimento é muito bom. Todos são acolhedores. Não imaginava que um hospital público do SUS tivesse toda essa estrutura. Tudo é de primeira linha, limpo e bem higienizado”, afirma.

Um marco na saúde goiana

O Cora representa a maior obra da gestão do governador Ronaldo Caiado, consolidando Goiás como referência no atendimento oncológico infantojuvenil no Brasil. Além de reduzir deslocamentos e custos para as famílias, o hospital garante tratamento de qualidade dentro do próprio estado, com tecnologia de ponta e equipe especializada.

Com mais de 240 cirurgias realizadas e milhares de atendimentos desde a inauguração, o Cora é um exemplo de como investimento público em saúde pode transformar vidas e gerar esperança para pacientes e familiares.

Postagem Anterior Próxima Postagem